top of page
Buscar
Foto do escritorCotovia

Conheça o sr. peixe

Ou conheça a resposta à pergunta: São os peixes felizes?

Conheci um Sr. Peixe, mas hoje é para falar dos outros peixes: sobretudo.... das escamas do salmão (um assunto espantoso na minha opinião!) e dos peixes do signo astrológico.


Primeiro, fiquem a saber que em Portugal, o Salmão Atlântico está em extinção, portanto acredito que a felicidade dos peixes esteja em perigo, pelo menos no caso deste salmão. Assim, parte da resposta está dada: muito dificilmente os peixes são felizes.

Mas (há sempre um mas... ou um se...), podiam sê-lo, pois possuem, no sentido literal de que são proprietários, não só do mar, como de fantásticas características que potenciam almejar alcançar a felicidade: são ativos, viajam imenso, estão conectados com os outros peixes e comunidades de peixes, continuam a aprender ao longo da vida, registam o que fazem (aqui entra a parte da escama do salmão), e apreciam o momento, o que, segundo a publicação The Simple Things ( www.thesimplethings.com/blog ) edição de Março deste ano, dedicada à Felicidade, são os principais fatores de felicidade.


A memória de vida do salmão está nas escamas, em cada uma delas.

Pode saber-se pelas escamas outras informações da identidade do Sr. Salmão: o número de anos que o seu detentor passou no mar, o número de vezes que se reproduziu, do que se alimentou e se é um salmão selvagem ou de aquacultura, esta é a parte espantosa!Como isto é possível?

À semelhança dos anéis de crescimento das árvores, os anéis concêntricos nas escamas de um salmão podem ser contados(...).Quando uma cria de salmão eclode do ovo não tem escamas. À medida que o peixe cresce e se desenvolvem escamas rudimentares, formam-se anéis à volta do centro, ou núcleo, de cada escama, em intervalos regulares. Nos meses mais quentes, quando o peixe se alimenta ativamente e o crescimento é rápido, os anéis estão muito espaçados. No Inverno, quando a água é fria e o alimento escasso, os anéis formam-se mais juntos, dando por vezes a ideia, ao microscópio, de uma tira escura. Os dois conjuntos de anéis indicam um ano. (...) de http://naturlink.pt/

O registo das memórias no ser humano deve de obedecer a um processo semelhante.

Portanto existe um núcleo rígido de formação precoce ao qual se vão adicionando camadas. E, se não teremos muita coisa a dizer sobre as primeiras "capas" ou "layers" deste processo, em relação às que podemos adicionar ao longo dos anos, temos opção de escolha! (-este parágrafo, obviamente e até indicação contrária, não tem confirmação científica, apenas um raciocínio meu por paralelismo-).

Por isso é determinante que as nossas escolhas sejam ponderadas e refletidas.


Darwin percebeu que "a natureza escolhe pela sobrevivência, o ser humano pela aparência".

Fixei esta citação quando vi o filme "A Criação" ( https://youtu.be/ZcRP822h22A ), mas podemos dizer mais ou menos o mesmo de muitas maneiras diferentes.

Na prática, quando somos idealistas, acabamos por imaginar os outros como pessoas parecidas com o que somos( ...e) os mais generosos e idealistas têm dificuldade em perceber que metade da população não sente culpa, (...assim) o idealismo corresponde a um modo de pensar que aumenta o erro de perceção dos outros. (...) de Flávio Gikovate

Aceitar que uns sentem culpa e outros não, é fundamental para impedir que pessoas manipuladoras tomem conta da nossa vida. Assim, quando alguém tenta convencer-me através da culpa, em vez de argumentar com lógica, quando a aparência começa a descolar-se da essência... escolho pela sobrevivência!


Por isso o Peixes (signo astrológico) é um sobrevivente!

Tal como descrito para o Sr. Salmão, todos os peixinhos sabem bem nadar, isto é, viver, ou procurar viver, tranquilamente nas suas bolhas cor-de-rosa à semelhança do personagem de animação. Como ele, são extremamente atentos a tudo o que se passa à sua volta, e não perdem o rumo com facilidade mantendo-se fieis aos compromissos que assumem, quer pelo enorme sentido de missão para com os outros que têm, quer pelo seu bom carácter e são por isso excelentes pais, mães, irmãos e amigos, cuidando mais dos outros do que deles mesmos. São tremendamente generosos além de bons amigos e muito ponderados, às vezes até em excesso, o que pode dificultar as decisões, sobretudo se forem tomadas fora de um grupo.

Portanto, para o idealista Peixes o confronto com a realidade, sobretudo o lado mais feio do mundo pode ser catastrófico, por isso é importante cuidar das suas poderosas "capas", como a intuição, excelente memória e sensibilidade, para desenvolver, a par do amor pelo outro, o amor-próprio para se defender dos oportunistas, evitar decepcionar-se com o mundo e os outros, e escolher pela sobrevivência. Sempre!

Para o nativo de Peixes, é possível existir um Mundo melhor, se todos fizerem a sua parte.

Concordo!

Boa sorte a todos os peixinhos!


P.S.

Este blog foi iniciado sob a influência do signo de Peixes, que abrange as datas entre 20 de Fevereiro e 20 de Março.

P.S.2.

Palavras que ainda não consegui escrever com A.O. : decepcionar-se.

Palavras que geraram dúvida: conectado, decepção, factores.

25 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page