top of page
Buscar
  • Foto do escritorCotovia

A grande “Insónia”,

ou… do Japão com Ikigai, muito obrigada.

Com grande pena minha sou daquelas pessoas que precisa de uma noite de sono.

Uma noite! Não umas horas.

Uma noite de 8 horas, pelo menos, qualquer coisa menor é uma sesta. Se for esta a segunda hipótese da noite de sono, os meus neurónios estarão a gritar comigo, durante todo o dia, e não apenas umas horas até se fartarem de me incomodar, não, mesmo todo o dia, estarão a gritar comigo, como dizia, que querem, exigem e tem apenas essa finalidade como tarefa para aquele dia: Dormir.


Assim, novamente com grande pena minha, sou daquelas pessoas que dormem em pé no autocarro, que o condutor tem de vir verificar se não fica a dormir no banco e faz a carreira de volta regressando à casa de partida, e no barco também sou despertada não pela buzina, mas por alguém que amavelmente deduz que devo ter para onde ir, e que a minha casa não é ali. Adormeço também no estirador, esse é o adormecer mais horrendo de todos: os braços e o pescoço ficam dormentes e sinto-me como se tivesse sido mumificada e posta dentro de um sarcófago sem qualquer possibilidade de voltar a ser uma pessoa normal.


Resta-me esclarecer que apesar disso durmo geralmente bem e com sonos reparadores, e que, felizmente, as noites de insónia são excepções. Para mim é portanto uma questão de esperar que não deve tardar a possibilidade de ter um sono reparador. Tudo porque, mesmo quando a minha existência está um horror, isso se reflecte em ter imenso sono. E, se a minha vida estiver uma maravilha, também durmo bem. E, se mais ou menos, é mais do mesmo: soninho. Basicamente deve haver uma questão genética ou funcional para eu fazer shut down, caput após ultrapassar o nível de stress para os valores nos extremos de um metro-stress se isso existisse. Dizem os meus familiares que isso é uma coisa boa. Eu não acho lá muito bom, e por isso digo infelizmente, e digo também sim a vários cafés por dia, entre 3 a 4, nível 10 de cafeína, por garantia.

Mas, por ser uma coisa que atormenta muitos dos meus familiares,

e com eles funcionar ao contrário, e o stress os impedir de dormir mais do que entre a meia-noite e as 3, 4 da madrugada (ei!), deixo aqui algumas dicas para quem tem dificuldade em dormir, e isto não é científico, não foi resultado de um estudo, isto, como disse no meu primeiro post, são coisas da minha cabeça, portanto recebam estas dicas com alguma cautela e caldos de galinha.


Lá está, como primeira sugestão, está a canja de galinha, funciona muito bem e desde que tenha pouquíssima gordura, e leve hortelã e batata cozida assim como cenoura, é uma refeição ideal para se dormir bem, e desde que em quantidade parcimoniosa mas o suficiente para não acordar as 3 da manhã com fome, e 3 horas antes de deitar, claro;


Segunda sugestão: Leite com chocolate quente antes de dormir ou chá de funcho, podem ter de experimentar vários chás de funcho de entre os disponiveis no mercado, mas com perseverança, um vai ser o ideal para dormir bem;


Terceira sugestão: visionamento de um jogo de futebol, em diferido e sem som;


Quarta sugestão (praticamente infalível!): aproveitar a insónia para passar roupa a ferro…


Quinta sugestão: Ikea, não a visita física mas a on-line ou o catálogo, muito relaxante na minha opinião, isso ou o “El mueble” ou o catálogo do Leroy Merlin ou Aki também cumprem bem;


Sexta e última sugestão: Ikigai, (não "e ca gai", dispenso piaduchas...;) uma coisa japonesa que pode ser traduzida, mais ou menos livremente, como “Ir na onda do momento” (está a ocorrer-me um trocadilho, mas vou conter-me, talvez seja tão obvio que vos ocorra também...) que é um estado de espírito relativo a apreciar unicamente o momento presente e que se alcança com a meditação mas também num hobby que nos absorva a atenção e o foco completamente, mas em tarefas curtas que não se estendam pela noite fora.


E pronto, boa primeira semana de Abril para todos e todas! :D


E, se tiverem vontade de partilhar mais sugestões, os comentários estão ai a seguir ao post...


P.S.

Ligação para "Ikigai: the japanese Secret to a long and happy life" no issuu:

https://issuu.com/cornerstonepenguinrandomhouse/docs/pdfjoiner-2



P.S.2

Também pode ser útil este link para um “planner”: "Do Epic Happy" (a imagem da citação no post é de lá)

https://issuu.com/paperliberty/docs/combinepdf

33 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page